PUBLICIDADE
in ,

5 dicas simples para você aliviar a sua ansiedade

PUBLICIDADE

As vezes estamos tão ocupados em nossas rotinas, que não damos conta de uma sensação de apreensão que nos toma, e logo começamos a pensar nos problemas e notícias ruins, mesmo se tudo está indo bem.

PUBLICIDADE

Tudo ainda pode piorar, quando começamos a pensar nas coisas que estão para vir, como viagens a negócio, apresentações de trabalho, provas na escola ou quaisquer que sejam os eventos. Logo, sem nem ao menos perceber, estamos tomando pelo sentimento da ansiedade.

A ansiedade nos causa diversas reações físicas, que só de mencionarmos você vai perceber que já a vivenciou em algum momento da vida. Reações como falta de ar, boca seca, taquicardia, tremedeira, suor frio. Isso sem mencionarmos os problemas mais graves, os psicológicos como a insônia, insegurança, medo, irritabilidade, tristeza.

É realmente a ansiedade não é um sentimento tão simples assim. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente o IPOM, quatro a cada dez brasileiros sofre diariamente com algum tipo de distúrbio ansioso. Entre eles a síndrome do pânico, estresse pós-traumático, fobias, transtorno obsessivo e compulsivo e transtorno de ansiedade generalizada.

Mas, apesar de tudo nós temos uma boa notícia para você que acha que sofre com a ansiedade, ela tem controle e cura. E antes que você decida recorrer aos remédios e coquetéis ansiolíticos, conheça algumas dicas que podem ajudar a aliviar naturalmente a sua ansiedade, melhorando a sua qualidade de vida. Confira:

1 – Faça Terapia

Geralmente a ansiedade diminui quando existe o enfrentamento direto do problema e mudanças na forma de pensar. Por isso sessões de terapia ajudam a auxiliar as pessoas com os seus objetivos, já que por meio de suas perguntas, eles ajudam as pessoas a enfrentar seus problemas com resoluções simples.

PUBLICIDADE

2 – Mude o foco

A ansiedade dita a maneira como priorizamos as nossas informações. Por isso, quando estamos pressionados, a maioria de nós acaba ficando incapaz de considera mais de uma opção ou ainda acredita que não existem outras alternativas.

E claramente, sempre existem outras alternativas e opções, basta acreditarmos. Por isso ser otimista pode ajudar e muito no controle da ansiedade, e fazer o próximo passo é uma ótima maneira de ser mais otimista.

PUBLICIDADE

3 – Respirar, meditar e relaxas

Procure dedicar uma parte do seu dia para você, através de alguma atividade que realmente te deixa feliz. Algumas técnicas de relaxamento são perfeitas para acalmar e diminuir a ansiedade, como por exemplo a Yoga.

Controlar a respiração também ajuda a controlar o nosso estado emocional. Por isso que em muitas atividades físicas e mentais, os especialistas procuram nos ensinar como se respira. Inspira pelo nariz profundamente, e solta pausadamente o ar pela boca.

4 – Pratique atividades físicas

Sim, as atividades físicas não só irão fazer bem para a sua saúde física quanto mental.

Quando praticamos exercícios, a nossa produção de serotonina aumenta e passamos a sentir uma maior sensação de prazer, relaxamento e bem-estar emocional.

Uma caminhada de 10 a 20 minutos todos os dias já pode te ajudar com isso, comece e verá que funciona.

5 – Se organize e defina prioridades

Todo mundo já teve tão cheio de afazeres que parece que 24 horas não dão conta de resolver. E realmente as vezes não da mesmo, por isso que é essencial ter uma organização sobre as atividades, definindo as suas prioridades.

Desta forma você passa a organizar melhor o seu dia, não dando espaço para a ansiedade de assuntos mal resolvidos dominar você.

6 – Reduza o seu ritmo e se desligue

Não leve trabalho para sua casa, comece a ver menos os e-mails e mensagens do trabalho, desligue a sua televisão e saia um pouco de casa. Curtir uma festa com os amigos, jantar fora, visite um familiar, lembre-se que se você não descansar um pouco a cabeça não terá energia para enfrentar o dia seguinte da melhor maneira.

Além disso, as vezes uma mudança repentina em nossas rotinas podem ser bastante prazerosas.

Seguindo essas dicas você pode diminuir o seu nível de ansiedade e também melhorar a sua saúde mental e física.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE