in ,

5 opções de saques do FGTS e PIS são liberadas em 2020

PUBLICIDADE

Caso você ainda não saiba, existe a possibilidade de os trabalhadores brasileiros receberem nada mais, nada menos, do que 5 pagamentos do Governo Federal. Serão, ao todo, 3 pagamentos referentes ao FGTS e 2 pagamentos referentes ao PIS. Quer saber mais sobre como irão funcionar estes pagamentos? Continue lendo a nossa matéria!

Saque por força maior

Infelizmente, no momento em que estamos vivendo, o trabalho já não é algo tão certo e, por isso, existe a possibilidade de você ter que receber o dinheiro do FGTS por motivo de força maior, por conta de uma possível demissão.

Anteriormente, era necessário esperar uma decisão judicial avaliando o porquê da demissão, mas atualmente o empregador que decide se é necessário entrar com essa ação durante a fiscalização trabalhista. 

Saque emergencial do FGTS 

Felizmente, para quem estava sentindo o dinheiro apertar durante a pandemia, a Caixa liberou um saque emergencial do FGTS para os trabalhadores. O primeiro pagamento acontecerá na próxima segunda-feira, 29 de junho, para os nascidos no mês de janeiro.

Inicialmente, será possível utilizar o dinheiro através da poupança digital criada pela Caixa, mas o primeiro saque acontecerá apenas um mês depois do pagamento, seguindo sempre a ordem dos meses de nascimento. 

Lembrando que, se você optar por usar a poupança digital, dentro do aplicativo disponibilizado pela Caixa, você poderá realizar o pagamento de boletos e contas como água, luz e internet. 

PUBLICIDADE

Saque aniversário

Segundo dados oficiais, mais de 2 milhões de brasileiros aderiram ao saque de aniversário. Apesar de ser uma modalidade muito simples, muitas pessoas acabaram ficando receosas por conta da dificuldade que é para sair dessa modalidade.

Caso você tenha aderido ao saque aniversário, o primeiro pagamento do FGTS, para os nascidos em janeiro e fevereiro, começou a ser pago no mês de abril e será encerrado em junho. Para os nascidos em dezembro, o pagamento será até fevereiro de 2021. 

Para quem optou por essa modalidade, é possível realizar um saque que vai de 5% até 50% do valor que você tem depositado em conta, mais uma parcela adicional fixa que você recebe todos os anos.

Abono Salarial PIS/Pasep

Foi liberado um novo calendário para as pessoas que trabalharam em 2019 com carteira assinada e possuem o direito ao abono salarial. Os saques devem iniciar no dia 16 de julho e se estender até o mês de junho do próximo ano. 

O valor recebido no abono salarial depende de quantos meses você trabalhou no ano anterior. Se você trabalhou 12 meses, receberá um salário mínimo; se você trabalhou 1 mês, receberá R$87,08 (1/12). 

Para quem trabalha em empresa privada, o pagamento será realizado pela data de nascimento, a partir do dia 16 de julho, iniciando nos nascidos deste mês. Para quem trabalha em empresa pública, o pagamento começará com o fim da inscrição 0, a partir do mesmo dia. 

Cota do fundo

O saque das cotas do fundo da Caixa Econômica Federal já começou e não tem prazo limite para que você retire o dinheiro. Ele fica disponível para as pessoas que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. 

Segundo os dados, cerca de 11 milhões de brasileiros têm direito ao saque do fundo. Caso você não seja cliente da Caixa, é necessário realizar o seu saque no Banco do Brasil, mesmo que você não tenha conta, pois é possível realizar uma transferência para o seu banco sem nenhuma cobrança. 

PUBLICIDADE