in

A divida caducou? Saiba como voltar a usar seu CPF

PUBLICIDADE

O Serasa/SPC divulgou dados que mais de 600 mil brasileiros possuem dívidas em algum estabelecimento, ou seja, estão com alguma restrição de crédito, não podendo realizar empréstimos, por exemplo.

Algumas vezes as pessoas acabam fazendo dívidas e esperam que elas caduquem, contudo muitas delas não sabem como fazer para voltar a utilizar o seu CPF.

Saiba mais sobre as dívidas caducadas

O que é dívida caducada?

Muitas pessoas costumam ouvir esse termo, porém não fazem ideia do que se trata, então se você é uma dessas pessoas, saiba que a dívida caducada é aquela que ficou muito tempo pendente, mas mesmo assim o CPF da pessoa que adquiriu a dívida segue restrito e registrado nas listas de inadimplências.

Quanto tempo leva para uma dívida caducar?

Isso não é algo que possa ser dito com precisão, pois cada uma das dívidas possui um tempo para ficar no cadastro antes que ocorra a prescrição e enfim o CPF seja removido dos inadimplentes.

De acordo com o Código Civil brasileiro, os débitos ficam prescritos durante 10 anos, tendo suas exceções como conta de água, luz, telefone e internet que podem ficar por 5 anos e o aluguel que é até 3 anos.

Eu posso voltar a fazer compras depois que a dívida prescrever?

Sim, será possível que você volte a fazer compras, porém caso você precise de crédito e não tenha pago a dívida, saiba que o seu score estará muito baixo, o que provavelmente ocasionará na recusa de todos os empréstimos e créditos que você solicitar.

PUBLICIDADE

Como melhorar meu CPF depois que a dívida caducar?

Para melhorar o seu CPF depois que a dívida caducar a melhor opção é que você quite a dívida e eliminar de uma vez por todas esse problema. 

Além dessa alternativa, existem outros jeitos que você consegue aumentar o seu score, a maioria envolvendo o pagamento das prestações nas datas corretas e sem qualquer atraso.

A melhor forma de você melhorar o seu CPF é sempre arcar com todas as dívidas e despesas que você venha a adquirir, dessa forma você estará mostrando para o sistema que é uma pessoa em que se pode confiar e começará a aumentar o seu score de maneira gradativa.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam sobre as dívidas caducadas. Além disso, não deixe de dar sua opinião nos comentários, pois ela é muito importante para nós!

PUBLICIDADE