PUBLICIDADE
in

Aparelho auditivo pelo SUS: Aprenda como conseguir

PUBLICIDADE

O SUS é o Sistema Único de Saúde, responsável por oferecer diversos serviços que muitas vezes são caros e consequentemente as pessoas com menos condições financeiras não teriam acesso, como por exemplo o aparelho auditivo.

PUBLICIDADE

Se você está sofrendo com a surdez e não tem condições de conseguir comprar o aparelho de maneira particular, saiba que aqui você irá aprender como consegui-lo utilizando o SUS.

Como conseguir o aparelho auditivo pelo SUS?

Aparelho auditivo
Aprenda como conseguir aparelho auditivo pelo SUS!

O primeiro passo que você deve fazer para ter acesso ao aparelho auditivo é ir até a Unidade Básica de Saúde mais perto de você, tendo em mãos o seu cartão do SUS e documentos de identificação, para que assim seja possível realizar o agendamento de uma consulta.

No dia da consulta, caso você já tenha realizado o exame de audiometria é importante levá-lo para a a consulta. Se você não fez o exame ainda, não se preocupe, pois o médico irá realizar a solicitação, sendo assim a segunda etapa.

Após a consulta, o médico irá realizar o preenchimento de um formulário que dirá a necessidade da reabilitação auditiva, sendo necessário apresentar os seus documentos (originais e cópias do RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e caso ainda seja estudante, o atestado de matrícula), assim seus dados serão encaminhados para a lista de espera.

Depois de algum tempo, você será convocado para o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, sendo definido por região em cada estado, então você irá consultar com um otorrinolaringologista e fonoaudiólogo, para realizar novos exames e verificar o melhor tratamento para o seu caso, podendo ser o recebimento de aparelho auditivo ou encaminhado para o implante coclear.

A espera pelo aparelho auditivo

Após realizada a consulta e o encaminhamento do pedido ser realizado, será necessário realizar a fiscalização da sua conta, então procure todos os meses a Secretaria de Saúde da sua cidade, ou o posto de atendimento SUS para saber mais sobre o seu processo.

PUBLICIDADE

Se você não tiver como ir até essas unidades, poderá pedir para algum amigo ou parente realizar a consulta, perguntando se existe uma previsão ou se faltou algum documento.

É possível entrar com um pedido pelo SUS através de um médico particular?

Infelizmente, não é possível dar entrada na solicitação do aparelho auditivo através de um médico particular pelo SUS, pois só é possível dar entrada através dos médicos que atendem no sistema.

De acordo com o artigo 82 do Código de Ética Médica, os médicos não possuem autorização de utilizar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados em clínicas privadas.

PUBLICIDADE

Então, caso você não consiga arcar com os custos de um aparelho auditivo de maneira particular e está enfrentando problemas, a melhor solução é ir diretamente ao SUS o quanto antes, pois o processo pode ser bem demorado.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você que talvez precise de um aparelho auditivo. Não deixe de compartilhar com seus amigos para que eles também saibam como ter acesso a esse serviço através do SUS.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE