in

Caixa oferece diversas formas para sacar o seu FGTS; conheça todas!

PUBLICIDADE

Recentemente uma notícia sobre a liberação do FGTS para saque deixou muitos trabalhadores felizes, no entanto, não ouvimos mais nenhuma notícia sobre isto e, pode ter certeza, isso não quer dizer que não existem outras formas de sacar o seu saldo!

Este fundo de garantia criado para servir como uma proteção para o trabalhador é sacado, normalmente, em casos de demissão sem justa causa, podendo ser feito o saque de todos os valores depositados pela empresa.

No entanto, esta não é a única forma que pode ser utilizada para fazer o saque do valor disponível do FGTS, caso você não saiba quando possui de saldo clique aqui e veja como conferir o seu saldo de forma virtual agora mesmo.

Quando é permitido usar o FGTS?

Além do caso acima, existem outras formas para solicitar saque o seu FGTS, como o caso de trabalhadores que pediram demissão há três anos e não conseguiram entrar novamente no mercado de trabalho.

Ele também é permitido para a compra à vista ou financiamento da casa própria, ou em alguns casos de doenças graves e terminais.

Abaixo iremos te mostrar os documentos necessários para cada forma disponível de solicitar o saque o seu FGTS.

PUBLICIDADE
  • Alguns dos documentos serão exigidos em praticamente todas as opções de saque, por isso, você precisa ter eles em mãos:
  • Documento de identificação pessoal
  • Número de PIS ou Pasep ou NIS ou NIT
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social original

Estes documentos são considerados básicos e, além deles, o empregado também poderá precisar do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho.

Término do contrato temporário

Neste caso, o trabalhador precisará apresentar o contrato por prazo determinado e o termo de prorrogação, caso houver.

Idade igual ou superior a 70 anos

Basta apresentar o seu documento de identificação para comprovar a sua idade.

Desastre natural

Caso você seja vítima de algum desastre natural, como chuvas ou inundações, você poderá solicitar a liberação do valor, no entanto, a situação de emergência ou de calamidade pública precisa ser decretada pelo governo.

Aposentadoria

  • Certidão de concessão de aposentadoria expedida pelo INSS ou instituto de previdência ou transferência para reserva remunerada (para militares)

Caso continue trabalhando na mesma empresa, o aposentado ainda irá receber o FGTS todo mês.

Falência

Caso a empresa que você trabalha acabe falindo, você precisará apresentar algum dos seguintes documentos declarando a rescisão devido o fim das atividades desta:

  • Declaração escrita do empregador confirmando a rescisão por falência
  • Alteração contratual registrada no cartório ou na Junta Comercial
  • Ato próprio da autoridade competente publicado em Diário Oficial ou registrado no cartório ou na Junta Comercial
  • Decisão judicial transitada em julgado e nomeação do síndico da massa falida; declaração do síndico confirmando a rescisão

Desempregado há três anos

Como dissemos anteriormente, caso você esteja desempregado há três anos poderá solicitar o saque do valor.

Doentes graves e terminais (trabalhador ou dependente)

Neste caso é necessário um atestado médico, com o nome da doença ou CID, comprovante de dependência, atestado de óbito do dependente ou laudo do exame laboratorial e relatório médico.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *