PUBLICIDADE
in ,

Cartão Cidadão 2020 – Tudo que você precisa saber para ter aceso aos benefícios do Governo Federal

O Cartão Cidadão é um dos cartões mais importantes que existem no Brasil, visto que ele te dá acesso ao FGTS, Seguro Desemprego, Abono Salarial, Bolsa Família e PIS/Pasep. 

PUBLICIDADE

Como muitas pessoas não sabem da importância desse cartão, nós fizemos uma matéria especial para você saber tudo sobre a solicitação e quem tem direito. Para saber mais, basta seguir lendo a nossa matéria!

Como solicitar o Cartão Cidadão

Em primeiro lugar, você deve seguir alguns passos para conseguir solicitar o cartão, como por exemplo: 

– Ter o cadastro em dia no PIS/Pasep;

– Deve ter o NIS (Número de Inscrição Social) ou NIT (Número de Inscrição do Trabalhador);

– Ter cadastrado na Caixa todos os dados pessoais de forma correta;

– Ter cadastrado na Caixa o endereço de forma correta;

PUBLICIDADE

– Em seguida, ir até uma agência Caixa e solicitar o Cartão Cidadão.

Além disso, você pode fazer a solicitação por telefone, mas apenas o titular do cartão poderá fazer isso e você precisa estar com o número do PIS em mãos para conseguir fazer a sua solicitação. 

Documentos necessários para a solicitação

Lembrando que todos os documentos precisam estar atualizados e em dia, para que a sua solicitação seja aprovada sem problemas.

PUBLICIDADE

– RG ou Carteira de Motorista;

– Carteira de Trabalho;

– CPF;

– Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento;

– Algum comprovante de endereço: água, luz, telefone residencial ou IPTU.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão

Todas as pessoas que possuem algum benefício oferecido pelo Governo Federal têm direito ao cartão, tais como FGTS, Bolsa Família, Abono Salarial, Seguro Desemprego e ele também é oferecido para quem não tem conta na Caixa, mas para quem não tem nenhum benefício para receber ele não é oferecido. 

Vale ressaltar que o cartão cidadão é muito funcional para quem recebe algum dos benefícios citados, principalmente por ele ter um aplicativo que permite o controle de todas as suas transações, saques e saldos disponíveis. 

Senha do Cartão Cidadão

No momento que você fizer a solicitação do seu Cartão Cidadão, será gerada uma senha de acesso para que você consiga verificar o seu saldo e também fazer o saque do benefício nos locais adequados, que são as casas lotéricas, correspondentes da Caixa Aqui, terminais de atendimento e as próprias agências da Caixa.

Quando você estiver em uma agência da Caixa fazendo a sua solicitação de senha, já com o cartão em mãos, você precisará ter algum documento de identificação em mãos, que pode ser RG, CNH ou Carteira de Trabalho. 

Lembre-se sempre que a senha é de extrema importância, pois com ela você consegue sacar o seu benefício. Portanto não entregue o seu cartão para desconhecidos e nem conte a sua senha para pessoas que não sejam da sua confiança. 

Por fim, gostaríamos de ressaltar que se você ficou com qualquer dúvida sobre o uso do cartão, se você tem direito ou como fazer a solicitação, a Caixa disponibiliza alguns canais de atendimentos que você pode entrar em contato. Os números são 0800 726 0207, 0800 726 0101 – SAC e 0800 725 7474 – Ouvidoria.

Caso você esteja com dificuldades para concluir a ligação por conta do congestionamento das linhas, é possível realizar o atendimento pelo site da Caixa, que é muito mais rápido e prático. 

PUBLICIDADE