PUBLICIDADE
in

Cirurgia Bariátrica: Como fazer pelo SUS

Algumas pessoas sofrem com uma doença chamada obesidade mórbida, responsável por trazer uma série de problemas como: cardiovasculares e diabetes. Uma das opções para o tratamentos da obesidade é a Cirurgia Bariátrica.

PUBLICIDADE

Se você está atrás de mais informações sobre a cirurgia bariártrica, saiba que você poderá encontrar as principais aqui e além de saber como fazer pelo SUS.

Saiba tudo sobre a Cirurgia Bariátrica pelo SUS

cirurgia bariátrica
Entenda como funciona uma cirurgia bariátrica!

O que é cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento realizado com a finalidade de reduzir o tamanho do estômago, sendo destinada para aquelas pessoas que correm um certo risco de saúde por conta do seu elevado peso.

Esse tipo de procedimento é tido como último recurso para aquelas pessoas que são diagnosticadas com obesidade mórbida e não existe outra opção de emagrecimento, pois todas as opções já foram esgotadas.

O procedimento é realizado para que a pessoa com obesidade mórbida consiga melhorar a sua qualidade de vida e consiga reduzir os problemas mais graves que podem vir ocorrer.

Quem pode fazer essa cirurgia pelo SUS?

É necessário que o paciente tenha, pelo menos, 16 anos de idade, além de uma avaliação médica muito precisa realizada pelo Endocrionologista.

Além disso, a cirurgia bariátrica é indicada para aquelas pessoas que tiveram uma profunda e longa avaliação médica, sendo realizada somente se o paciente já esgotou todas as possibilidades possíveis de emagrecimento.

PUBLICIDADE

A Cirurgia Bariátrica está disponível em todo o Brasil?

O procedimento está disponível em 75 hospitais que são inscritos para atendimentos do Sistema Único de Saúde, sendo esses hospitais distribuídos por 21 estados, sendo eles: Acre, Alagoas, Bahia, Brasilia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Quem tem acesso a esse procedimento pelo SUS?

Para ter acesso a cirurgia bariátrica pelo SUS é necessário ter mais de 16 anos e menos de 65, sendo necessário ter sido diagnosticado com obesidade mórbida.

Além de ser necessário ter um IMC de 40 kg/m² ou maior, contudo existem algumas exceções para pessoas que possuem o IMC igual ou maior a 35 kg/m², tendo a necessidade de comprovar que possui problemas de saúdes decorrentes da obesidade, como por exemplo, diabetes, hipertensão, colesterol alto, problemas no coração, entre outros.

PUBLICIDADE

Também será necessário não ter nenhuma contra indicação para a cirurgia, não ter conseguido emagrecer de outra maneira e possuir uma avaliação clínica completa com exames pré-operatórios completos.

Como abrir o processo para realizar cirurgia bariátrica pelo SUS?

Primeiramente o paciente deverá ter sido diagnosticado com obesidade mórbida, sendo necessário deslocar-se até um médico para realizar a avaliação da situação.

Então o médico irá fazer uma declaração ou um requerimento que informa a necessidade que o paciente possui de realizar o procedimento.

A partir desse momento, o paciente deverá fazer a inscrição para a cirurgia em uma Unidade de Saúde próxima de sua casa, entrando para a lista de espera que poderá levar meses ou até mesmo anos.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos que podem estar precisando de informações sobre a cirurgia bariátrica. Além disso, caso já tenha tido alguma experiência com o SUS, conte para gente através dos comentários.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE