PUBLICIDADE
in

CNH: Autoescola deixará de ser obrigatório?

PUBLICIDADE

Muitas pessoas sonham em ter a sua CNH, contudo não possuem condições de frequentar uma autoescola, por exemplo.

PUBLICIDADE

Se você está nesse caso, saiba que existe um projeto de lei (4474/20) que visa tornar facultativa as autoescolas para conseguir a CNH, esse projeto já está em análise na Câmara do Deputados.

Venha conhecer mais sobre esse projeto nesse texto. Confira:

Conheça o projeto de lei que pretende tornar facultativa a autoescola na hora de obter uma CNH

cnh
Saiba o que mudou em relação a CNH!

Como dito anteriormente, esse projeto já está sob análise da Câmara dos Deputados o projeto que permitirá que a instrução de futuros condutores possa ser feita de maneira privada, sem a necessidade de frequentar a autoescola.

O texto propões que para a realização das provas escritas, onde é necessário ter o conhecimento da legislação de trânsito e primeiros socorros, os órgãos de trânsito serão responsáveis por oferecer um material completamente gratuito e eletrônico, desse modo permitindo a auto-instrução.

Em relação ao exame prático, que é realizado na via pública, a instrução poderá ser dada por um instrutor independente, que tenha sido credenciado aos órgãos de trânsito.

Esse instrutor deverá cumprir alguns pré requisitos que são:

PUBLICIDADE
  • Ter a carteira na categoria pretendida pelo candidato por pelo menos 5 anos;
  • Não ter sido penalizado, nos últimos cinco anos, com suspensão ou cassação do direito de dirigir;
  • Ter qualquer tipo de processo em andamento contra si para essa penalidades;
  • Não ter sido condenado ou estar sendo processado por crime de trânsito.

Ainda o veículo que for utilizado pelo instrutor deverá ter a identificação própria da condição de aprendizagem, na forma que for estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Conheça outras mudanças que envolvem a Carteira Nacional de Habilitação

Recentemente foi alterado o tempo em que a CNH possui de validade, passando de 5 anos para 10 anos para aqueles condutores que possuem até 50 anos de idade.

A renovação a cada três anos que eram exigidas para aquelas pessoas com 65 anos ou mais, foi transferida para aqueles motoristas que possuem 70 anos ou mais.

PUBLICIDADE

Outro ponto que obteve mudanças significativas foi em relação a quantidade de pontos que cada pessoa pode ter até que o direito de dirigir seja suspenso.

Anteriormente o máximo de pontos permitidos eram 20 pontos, agora existirá uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses, conforme a quantidade de infrações gravíssimas ou não.

Para que o condutor seja suspenso com 20 pontos, é necessário ter cometido 2 ou mais infrações gravíssimas; para ser suspenso com 30 pontos 1 infração gravíssima; ou 40 pontos, caso não tenha tido nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses.

Aqueles condutores que exercem atividades remuneradas, a suspensão do direito de dirigir será com 40 pontos, independente do tipo de infração que fizer, valendo para motoristas de ônibus, caminhões, taxistas e motoristas de aplicativos.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam que a autoescola poderá se tornar facultativa na hora de conseguir uma CNH. Além disso, não deixe de dar sua opinião sobre o assunto.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE