in

CPF digital e CNH estão disponíveis em novo aplicativo para Android e iPhone, confira!

PUBLICIDADE

Ter seus documentos disponíveis em suas mãos através do uso do celular é muito mais prático e simples do que ter que andar com uma carteira cheia de documentos tendo o risco de perder ou ser assaltada, levando em conta que a emissão de novos documentos pode dar uma dor de cabeça.

A Receita Federal visando se atualizar e ter mais praticidade lançou no último dia 14 um aplicativo chamado CPF Digital RFB, onde é permitido guardar e acessar quando quiser o Cartão de Pessoa Física no celular, além de poder adicionar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tendo a autenticidade dos documentos verificadas através do QR Code.

Sobre o CPF Digital:

Por enquanto apenas quem possui CNH vai ter acesso ao CPF digital, pois para a utilização do app será necessária a identificação através da biometria, então se você não tiver carteira de motorista aparecerá a seguinte mensagem: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”.

O aplicativo está disponível nas principais lojas de aplicativo, sendo elas a Google Play Store, Android e na App Store, para dispositivos IOS.

Nas versões digitais do CPF e da CNH, cada um dos documentos possuirão um QR Code para haver a confirmação de que os documentos são legítimos, sendo desde o ano passado o CPF considerado um documento único em órgãos federais para conseguir acessar informações, fazer consulta de benefícios e prosseguir com processos administrativos.

Embora o CPF seja considerado um documento único, a CNH torna-se necessária por conta do código de trânsito vigente no território brasileiro, por esse motivo ela também se encontra integrada ao CPF, também possuindo um aplicativo próprio para seu uso, chamado Carteira Digital de Trânsito, onde pode encontrar o documento do veículo e o documento do motorista.

PUBLICIDADE

Ainda no aplicativo do CPF Digital é possível tirar eventuais dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, através de um chat com um robo, lembrando que as pessoas possuem até junho para declarar, prazo que foi estendido por conta da pandemia do novo coronavírus que trouxe um crise sanitária e econômica para todo território nacional.

Para que você consiga fazer a utilização do CPF Digital é necessário que aceite os termos de uso, que na verdade são duas leis a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e os artigos 7º e 16º do Marco Civil da Internet, sendo elas sobre consentimento da utilização e armazenamento de dados pessoais.

Como baixar e usar o CPF Digital?

O primeiro passo é entrar em sua loja de aplicativos e pesquisar por CPF Digital RFB, apertando em instalar quando encontrar o aplicativo correto.

Após o aplicativo instalado em seu celular é necessário inserir o seu CPF e sua data de nascimento.

Não esqueça de aceitar os termos de uso, logo após será necessário fazer a prova de vida, que consiste em realizar uma sequência de ações como sorrir, mexer a cabeça para os lados, fechar os olhos, etc.

Então deverá tirar uma selfie com a autenticação biométrica e por fim criar uma senha de quatro dígitos.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe!

PUBLICIDADE