PUBLICIDADE
in

Cuidado! Golpistas utilizam Caixa Tem para roubar seus dados; entenda como funciona

PUBLICIDADE

A internet se mostra um grande facilitador para a vida de grande parte das pessoas nos dias atuais, no entanto, ela também pode se mostrar perigosa em alguns casos. 

PUBLICIDADE

Após análise realizada em quase 50 aplicativos não oficiais, que se passam por aplicativos criados para repassar o auxílio emergencial às populações em vulnerabilidade social durante a pandemia, o laboratório de cibersegurança da PSafe descobriu que eles já foram baixados mais de 5 milhões de vezes. 

Aplicativos não oficiais do Caixa Tem estão sendo utilizados para fraude

Depois de realizar verificações em quase 50 aplicativos que não são oficiais do Caixa Tem na loja de aplicativos de aparelhos Android, a equipe da PSafe concluiu que esses aplicativos podem estar sendo utilizados para atrair as pessoas que receberão o auxílio com intuito de cometer fraude. 

Segundo a PSafe, todos os aplicativos analisados até o momento contavam com a finalidade de informar como solicitar o auxílio, ou ainda como a pessoa poderia verificar se estava com seu nome sujo em algum órgão de proteção de crédito. 

No entanto, baixar esse tipo de aplicativo em seu smartphone sempre pode oferecer riscos, pois não são poucas as vezes que esse tipo de ferramenta é utilizada por cibercriminosos, para atrair uma população desavisada.

Quando você realiza o download de um aplicativo como esse em seu aparelho celular, corre grandes riscos, pois eles costumam ser extremamente convincentes, por contarem com informações muito semelhantes às dos aplicativos oficiais. 

No entanto, quando você insere os seus dados pessoais, que são solicitados pelo app, para ter acesso ao serviço que necessita, você tem seus dados roubados. 

PUBLICIDADE

Os especialistas em tecnologia nomeiam esse tipo de aplicativo como riskwares, pois oferecem riscos aos consumidores. 

Por mais que até o momento os aplicativos analisados não pareçam representar riscos aos usuários, eles podem ser modificados através de atualizações que podem ser feitas até mesmo de maneira automática, sem você perceber. 

Segundo a análise feita pela equipe da PSafe, os aplicativos não oficiais de serviços como o Caixa Tem, desenvolvido para pagar o auxílio emergencial para populações em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da Covid-19, já contabilizam mais de 5 milhões de downloads. 

PUBLICIDADE

Portanto vale ressaltar que é extremamente importante que você sempre busque informações em sites oficiais, para não correr o risco de instalar em seu smartphone um aplicativo que poderá colocar você e seus dados em risco. Só existe um app oficial do Caixa Tem, e ele está disponível para download tanto na App Store quanto na Play Store.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE