PUBLICIDADE
in

Dermatologista: Saiba como consultar pelo SUS

Muitas vezes surgem manchas pelo nosso corpo ou até mesmo alguma alergia que não sabemos o porquê, então pensamos em recorrer a um dermatologista, contudo existem famílias que não possuem recursos financeiros para ir à clínica particular.

PUBLICIDADE

Caso você faça parte das famílias que não possuem recursos suficientes para ir à clínica particular, nesse texto você irá aprender como conseguir uma consultar com um dermatologista através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saiba tudo sobre os dermatologistas e o SUS

dermatologista
Saiba como conseguir uma consulta com um dermatologista pelo SUS!

O que é dermatologia?

Essa é uma especialidade da medicina que é responsável por atender doenças que tenham alguma relação com a pele, que é o maior órgão do corpo humano, além de atender a parte referente a unhas, pelos e cabelos.

O dermatologista é responsável por diagnosticar, prevenir e fazer o tratamento de todas as doenças que estejam relacionadas com a pele e demais áreas citadas acima.

Quais são as principais doenças dermatológicas?

Existe uma grande variedade de coisas que são consideradas doenças dermatológicas, desde as mais leves até mesmo as mais graves que podem trazer consequências sérias para a saúde.

Algumas das doenças diagnosticáveis e tratáveis são:

  • Acne;
  • Câncer de pele;
  • Melasma;
  • Pintas e manchas;
  • Cicatrizes;
  • Queda de cabelos;
  • Unhas encravadas;
  • Verrugas;
  • Dentre outras possibilidades.

Como saber se tenho direito a uma consulta com dermatologista pelo SUS?

É importante deixar claro que todas as pessoas, independente da renda, possuem o direito de ter uma consulta com um dermatologista através do Sistema Único de Saúde, desde os recém nascidos até os idosos.

PUBLICIDADE

Para marcar a consulta é necessário que você vá até uma UBS (Unidade Básica de Saúde) tendo em mãos o seu Cartão Nacional de Saúde, para que seja possível solicitar o agendamento da consulta.

Existem casos que você poderá passar por um médico clínico geral, para que ele avalie se existe realmente a necessidade de ser atendido por um médico dermatologista. Essa triagem ocorre pois muitas vezes não existem médicos especialistas suficientes na Unidade de Saúde.

Como saber quando procurar um dermatologista?

É necessário procurar um dermatologista sempre que você identificar alguma lesão em sua pele que seja diferente do habitual ou se existe algo que o incomode com frequência.

PUBLICIDADE

Alguns exemplos de quando procurar um dermatologista:

  • Se você notar alteração nos seus cabelos;
  • Caso você note alguma infecção na unha que não sare;
  • Existência de verrugas ou pintas duvidosas que podem ser câncer de pele;
  • Alteração na sensibilidade na pele;
  • Qualquer outro sinal que o incomode por ser persistente ou esteja mudando ao passar do tempo.

É sempre importante ficar atento a qualquer alteração na pele, pois o câncer de pele é o mais frequente em toda a população brasileira, por isso sempre passe filtro solar e busque evitar exposições prolongadas ao sol.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado de alguma maneira, não deixe de procurar o dermatologista caso surjam manchas em seu corpo estranhas. Além disso, compartilhe com seus amigos para que eles também fiquem antenados quanto a isso.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE