PUBLICIDADE
in

Descubra como consultar o extrato do INSS pela internet

PUBLICIDADE

Consultar o extrato do INSS é extremamente importante, pois nele constam todas as suas informações previdenciárias, tais como o nome de quem te empregou, por quanto tempo você trabalhou e qual foi a sua remuneração. 

PUBLICIDADE

E como esse é um extrato muito importante, é necessário que você saiba como consultá-lo pela internet, para não precisar se deslocar até agências bancárias durante a pandemia. Contudo, antes precisamos apresentar algumas informações sobre cada tipo de extrato.

Quais extratos são ofertados no site do INSS?

consultar extrato do INSS

No site, existirá a possibilidade de você consultar dois extratos: o HISCRE e o CNIS. Eles tem uma diferença bem básica, que iremos explicar abaixo:

HISCRE

O HISCRE, nada mais é do que um histórico de crédito. Neste documento, a pessoa que já é beneficiária do INSS conseguirá ver todos os recebimentos mensais, de todos os anos, desde que começou a receber o seu benefício.

CNIS

O CNIS é um documento onde constam todas as empresas para as quais você já trabalhou, por quanto tempo contribuiu, quanto ganhava e mais algumas coisas. A partir do CNIS nós conseguimos fazer um cálculo de aposentadoria, para ver quanto tempo falta para você se aposentar e até quanto terá direito a receber. 

Nós acreditamos que, entre os dois extratos, o CNIS acaba sendo o mais importante e, também, o que se deve ter mais cuidado, pois é necessário analisar cuidadosamente as informações para ver se o seu empregador não preencheu nada errado. 

Como consultar o extrato do INSS pela internet

Agora que você já sabe quais são os dois tipos de extrato que você pode conferir, vamos ver como consultá-los pela internet.

PUBLICIDADE

Consultar o extrato do INSS pelo site, sem comparecimento à agência

É claro que, verificar o seu extrato sem precisar ir à agência é muito mais fácil e para isso basta seguir os passos abaixo: 

  • Acesse o portal Meu INSS usando o link;
  • Faça o seu cadastro, caso ainda não tenha um, ou faça o login na sua conta;
  • No lado esquerdo da página, você encontrará a opção Extrato de Pagamento de Benefício, onde estarão as suas informações;
  • Emita o documento e salve-o no seu computador.

Consultar o extrato do INSS, agendando para comparecer à agência

Nem todas as pessoas se sentem seguras emitindo documentos importantes online e podem preferir ir até a agência do INSS. Para fazer um agendamento online, siga esses passos:

  • Acesse o portal Meu INSS pelo link;
  • Informe os seus dados;
  • Selecione a opção de Novo Requerimento e pesquise por Pagamento;
  • Compareça na data e hora marcada levando os seus documentos pessoais com foto.

Essas são as duas opções que você terá para conseguir um extrato, sendo uma completamente online e a outra com apenas o agendamento online. 

PUBLICIDADE
Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE