PUBLICIDADE
in

DIU: Saiba como colocar o seu pelo SUS

PUBLICIDADE

O DIU é um dispositivo intra uterino, responsável por evitar gestações indesejadas, muitas pessoas possuem vontade de colocar, contudo não tem condições financeiras e não sabem que é possível realizar a colocação pelo SUS.

PUBLICIDADE

Se você está procurando informações sobre esse dispositivo e de como colocar pelo SUS, saiba que aqui você irá encontrar todas elas. Confira o texto:

O que é DIU?

DIU
Aprenda como solicitar DIU pelo SUS

Como dito anteriormente, DIU é um dispositivo intra uterino responsável por proteger as mulheres de gravidez indesejada, tendo a margem de segurança de 99,3%, sendo muito semelhante a uma laqueadura.

Ele é um pequeno aparelho de plástico, flexível que contém o formato de um T e é colocado no útero da mulher através de uma micro cirurgia. Não é necessário se preocupar com possíveis efeitos colaterais, pois a mulher poderá voltar a engravidar posteriormente, sendo necessário apenas retirá-lo.

Se você for pesquisar, saberá que existem diversos tipos de DIU, contudo o SUS só oferece a versão de cobre.

O procedimento para posicionamento do DIU dura cerca de 15 minutos, tendo a necessidade de ser trocado a cada 5 anos e mulheres podem colocar desde a sua adolescência até a menopausa.

Como colocar o dispositivo intra uterino pelo SUS

Como você já sabe, é possível realizar o implante do DIU pelo SUS e o primeiro passo é ir até uma Unidade Básica de Saúde tendo em mãos o seu cartão do SUS para realizar o agendamento de uma consulta com um ginecologista.

PUBLICIDADE

No dia da consulta, o médico irá realizar o encaminhamento da paciente para uma consulta sobre planejamento familiar, onde ela poderá conhecer outros métodos contraceptivos e entender qual a melhor opção para ela.

A etapa sobre o planejamento familiar não é obrigatória, contudo é comendada para que a mulher esteja ciente de todas as possibilidades de prevenção.

O próximo passo é realizar uma série de exames pré-operatórios, como a avaliação do ambiente vaginal e Papanicolau, sendo necessários para ver se o corpo da mulher está apto a colocação do dispositivo e que ele não perderá a sua eficácia.

PUBLICIDADE

Após os exames estarem prontos e for concluído que tudo está perfeitamente bem com a paciente, ela entrará para a fila de espera que poderá levar entre 15 dias e 2 meses, variando de acordo com a fila do munícipio e a infraestrutura que possui.

Quando o procedimento for realizado a mulher deverá voltar ao posto para fazer o acompanhamento da adaptação, sendo comum o retorno acontecer em 1 mês.

Na consulta do retorno a mulher será examinada e o médico irá avaliar como está a adaptação do DIU.

Saiba que a operação é bem simples e são raros os efeitos colaterais, algumas mulheres sentem cólicas mais fortes e talvez tenham um fluxo menstrual mais intensos.

A principal recomendação é que a mulher faça exames regularmente para ver se o dispositivo ainda está no lugar correto, dessa maneira garantindo muita eficácia.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com suas amigas para que elas também saibam como conseguir colocar DIU pelo SUS. Se você já colocou, conte a sua experiência pelos comentários.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE