PUBLICIDADE
in

É possível aposentar com o salário do último emprego?

Quando contribuinte que esta regime formal, ou seja trabalhando com carteira assinada preenche os requisitos mínimos estabelecidos pelo Direito Previdenciário para pedir a aposentadoria, logo vem a dúvida: É possível aposentar com o salário do último emprego?, ou quanto irá receber de benefício da Previdência Social?

PUBLICIDADE

De acordo com alguns especialistas a área, para a pergunta é possível aposentar com o salário do último emprego? É pouco provável que isso ocorra, com exceção dos que recolheram a um valor próximo do salário mínimo.

É possível aposentar com o salário do último emprego
É possível aposentar com o salário do último emprego

Normalmente com o passar do tempo, o salário aumenta gradativamente, e a contribuição por ser proporcional, tende a aumentar na mesma proporção.

VEJA TAMBÉM:

Qual o cálculo da aposentadoria?

Cada regime de trabalho, e categoria de contribuição segue um regime próprio de cálculo, no entanto o INSS utiliza de uma média dos 80% salários do contribuinte. Essa base de análise segue a partir do 1994 – logo, os 20% dos menores salario são descartados, sendo considerados apenas 80%.

É possível aposentar com o salário do último emprego? – Saiba mais

Os trabalhadores que contribuíram com o INSS, que recebem salário mínimo e sempre fizer o recolhimento com base nesse valo, se aposentam com o mesmo valor, pois a variação é baixa e não cabe análise diferenciada nesses termos. É importante destacar, que caso a análise dos valores de contribuição fique a baixo do salário mínimo vigente, o valor será fixado no salário mínimo, pois é o que está previsto na legislação brasileira.

Já para outros valores, é analisado a contabilização considerando a maior média salarial, n entanto os valores de aposentadora em 2018 podiam apenas chegar ao teto de R$5.645,80 que é o valor máximo disponibilizado pela Previdência Social. Portanto, para pergunta se:  É possível aposentar com o salário do último emprego? Deve-se considerar o valor do salário, se for superior ao valor fixado como máximo, não será possível receber igualmente.

PUBLICIDADE

Para as contribuições superiores ao salário mínimo, e inferiores ao teto de pagamento da aposentadoria, o contribuinte é submetido a uma análise especifica para a fixação do valor de contribuição.

Para saber se é possível aposentar com o salário do último emprego, e ter ainda mais informações sobre os benefícios da Previdência, acesse o Meu INSS e fique por dentro.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

PUBLICIDADE

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE