PUBLICIDADE
in

FGTS: Como utilizá-lo na compra de um imóvel?

PUBLICIDADE

Sabemos que comprar imóvel é algo que demanda muito dinheiro e, demoramos anos para juntar esse valor, a única maneira de conseguirmos fazer o pagamento do nosso imóvel ou casa própria é através de um financiamento.

PUBLICIDADE

Mas, mesmo assim, muitas pessoas não conseguem pagar os seus imóveis só financiando, pois devemos dar uma entrada de cerca de 20% do valor do imóvel para conseguir comprá-lo e, muitas pessoas não conseguem ter esse valor.

Por isso, nesse texto nós iremos dar algumas dicas sobre como usar o seu FGTS para comprar um imóvel. Se você se interessou, te convidamos a acompanhar o texto abaixo.

Fazendo uso do FGTS para compra de imóveis 

Usar o dinheiro do seu FGTS para fazer a compra de um imóvel é uma boa ideia, pois é um dinheiro a mais que entra para você e será bem aplicado na compra do seu imóvel ou casa própria.

Porém, existem algumas regras para conseguir ter acesso a esse recurso e fazer a compra do seu imóvel.

Com isso, o trabalhador precisa ter pelo menos 3 anos de carteira assinada para ter acesso ao FGTS e também o trabalhador só poderá usar esse recurso para comprar o seu imóvel se ele estiver trabalhando na mesma cidade em que for comprar um imóvel.

Existem outras restrições que são: o trabalhador não pode ter nenhum outro financiamento ativo no sistema financeiro de habitação, e também não poderá ser o proprietário de um outro imóvel que esteja no mesmo município ou em um município próximo em um raio de 100 Km.

PUBLICIDADE

Regras dos imóveis 

Não são todos os imóveis que podem ser pagos utilizando o seu FGTS no financiamento, o uso desse fundo de garantia, só será possível nas seguintes condições:

  • Estar enquadrado no SFH;
  • Valor de avaliação de até R$1.500.000,00;
  • O imóvel deve ser em um residencial;
  • Não pode ter sido comprado com dinheiro;
  • Tem que ser em área urbana e deve ser usado como moradia para o comprador.

Usando o FGTS

1° Passo: Consultar o saldo da sua conta 

Você deve atentar-se no valor do seu FGTS esse valor será suficiente para conseguir dar entrada no seu imóvel.

2° Passo: Preenchimento do formulário

Logo após conferir o saldo da sua conta, você deverá preencher uma ficha que será uma autorização para movimentação da sua conta vinculada ao FGTS, documento conhecido como Damp.

PUBLICIDADE

Neste documento deverá conter informações sobre os dados da conta do FGTS, do CNPJ da empresa e o valor que será movimentado na conta.

Você pode se interessar por: SPC e Serasa: Saiba qual a diferença entre esses orgãos

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE