PUBLICIDADE
in

Grupo de ‘Pix 1 real’ viraliza no WhatsApp, tome muito cuidado!

PUBLICIDADE

A tecnologia PIX é um dos mais importantes aliados dos clientes bancários dos últimos anos. Essa funcionalidade não só facilitou, como também concentrou praticamente todas as operações bancárias possíveis. Aliado a isso, nós temos o Whatsapp, uma importante ferramenta de comunicação entre usuários em todo o mundo.

PUBLICIDADE

O problema está quando essas duas funcionalidades acabam se encontrando em algo suspeito: Os famosos grupos de “Pix: 1 Real”.

Grupos de Whatsapp podem ser esquemas de pirâmides, entenda

Whatsapp

Com a popularização inerente da ferramenta PIX e a popular e comumente usada rede social Whatsapp, diversos grupos de estelionatários acabam por buscar pregar peças e extorquir pessoas de bem, que muitas vezes não entendem onde estão se envolvendo.

Nos últimos meses, diversos grupos de Whatsapp começaram a surgir, com a descrição de entregarem lucros constantes e recebimentos de transferências quase que periódicos. Os chamados grupos de PIX 1 real, se tornaram uma dor de cabeça para os fiscais.

Para adentrar nesses grupos, a vítima deveria realizar uma transferência PIX no valor de exatos R$ 1,00. Após isso, ela receberia um link de convite a qual seria repassado para outras pessoas mediante um pagamento dessa mesma quantia.

Essa prática se enquadra no crime de formação de pirâmide, um popular esquema que busca oferecer lucros de forma indevida com o fim de extorquir valores de pessoas que buscam um ganho fácil. Essa prática é ilegal de acordo com a Lei n° 1521/1951 e pode causar prejuízo aos envolvidos.

Em declarações sobre a situação, os representantes da rede social disseram que “Que a rede social não autoriza e não permite que os seus serviços sejam usados para fins ilícitos, como violar direitos dos usuários ou incitar e incentivar práticas inadequadas e que não se enquadrem dentro da lei.

PUBLICIDADE

Os representantes ainda reiteram que as pessoas que forem prejudicadas por essa prática devem procurar as autoridades legais e denunciar essa situação, já que eles têm a competência legal para coibir essa prática.

Como funcionam esses grupos de Pix R$ 1,00?

Esses grupos de Whatsapp, chamados de PIX 1 Real, são organizados mediante regras desenvolvidas para os que convivem ali. Para entrar, o usuário deve enviar o comprovante do pagamento via PIX para a pessoa que o convidou e somente após isso, terá sua entrada admitida.

No ato da entrada, o usuário recebe o acesso de administrador e pode adicionar pessoas no grupo mediante a mesma prática. É proibida qualquer transação organizada dentro do próprio grupo.

PUBLICIDADE

Fique atento e não caia em extorsões. Essas situações prometem lucros fáceis, porém esse esquema visa lucros próprios às custas de sua boa vontade. Aja com cautela e evite cair nesse golpe.

Você também pode se interessar por: Auxílio Emergencial: Saiba tudo sobre a prorrogação do benefício

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE