PUBLICIDADE
in

Pagamento por aproximação: Saiba como se proteger de possíveis fraudes

PUBLICIDADE

O pagamento por aproximação é uma comodidade que os clientes estão tendo com a nova função dos seus cartões de crédito, para isso basta que você aproxime o cartão de crédito da maquininha e o pagamento é concluído sem a necessidade de digitar a senha.

PUBLICIDADE

Esse é um recurso muito bom para a agilizar o processo de pagamento, porém deve ser tomado uma série de cuidados para que isso não se torne um problema, para saber mais acompanhe o texto abaixo.

Pagamento por aproximação 

Pagamentos com cartão por aproximação e sem senha dobram de limite -  Mercado&Consumo

Primeiramente você deve conferir o valor antes de confirmar a transação, esse é um processo muito importante, pois é através dele que você terá a segurança de que está realizando o procedimento corretamente.

Você deve ficar de olho na distância entre o cartão e a maquininha, que deverá ser de 4cm para que o cartão passe e seja aprovado, mas não faça aproximação até que confira certinho o valor da transação para não haver problemas futuros.

Lembrando que o limite é de R$200 para transações com contactless e cada cliente pode realizar até cinco pagamentos por dia utilizando o cartão com contactless.

Uma forma de controle que você pode ter sobre essas transações é fazendo a solicitação do seu extrato mensal. Isso poderá ser feito através do aplicativo do seu banco com muita comodidade e facilidade.

Outra grande dica para você ter mais controle sobre os seus gastos, é ativar as notificações do seu aplicativo do banco, com isso você será notificado toda vez que realizar o pagamento com o seu cartão de crédito.

PUBLICIDADE

Caso você não goste da tecnologia contactless por não achar segura, você poderá desabilitar a qualquer momento através das configurações do seu aplicativo do banco.

Reportando a compra 

Se você for vítima de alguma fraude envolvendo as compras por aproximação, fique tranquilo pois tem uma central que ajudará com esse problema.

O primeiro passo que você deve fazer é bloquear imediatamente o seu cartão pelo aplicativo, depois você deve entrar em contato com a central de cartões pelo telefone 3003-4070, para regiões de capitais e cidades metropolitanas e 0800 940 0007 para demais regiões.

PUBLICIDADE

Depois de você fazer essa reclamação, o seu cartão será cancelado e você receberá uma nova via em até 15 dias, mas você deve ficar atento pois o prazo para realizar a contestação da compra é de no máximo 45 dias após a data da mesma.

O ideal é sempre que você puder fazer a certificação de que você não fez a compra realmente, para não haver problemas quanto a enganos e assim você terá mais certeza e poderá reclamar com todos os seus direitos.

Você pode se interessar por: App Caixa Trabalhador: Fique por dentro das principais informações sobre este serviço!

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE