PUBLICIDADE
in

Parar de fumar: Aprenda as principais dicas

Se você é fumante ou conhece alguém que seja, saiba que é possível realizar o tratamento para parar de fumar de maneira completamente gratuita pelo SUS.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas possuem essa vontade, porém não sabem como fazer e os que sabem acham o tratamento muito caro, pensando em você, nós trouxemos todas as informações sobre como fazer esse tratamento pelo SUS.

Conheça o tratamento para parar de fumar do SUS

parar de fumar
Conheça uma maneira de parar de fumar com o tratamento pelo SUS

Grande parte das pessoas possui a consciência de como o tabaco é prejudicial a saúde e tomar a decisão de parar de ingerir essa substância é muito difícil, sendo necessário ter muita força de vontade e auxílio médico por trás.

Quais são as pessoas que tem direito ao tratamento no SUS?

Desde 2004 existe no Brasil uma lei que ampara todas as pessoas que desejam para de fumar e não conseguem, oferecendo um tratamento gratuito e muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.

Como solicitar o tratamento para parar de fumar pelo SUS?

O passo mais importante é você tomar a decisão de que deseja parar de fumar, depois disso é necessário ir até uma Unidade Básica de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde ou CAPS tendo em mãos o seu documento de identificação e o cartão do SUS.

Então será necessário informar que deseja realizar o tratamento para parar de fumar disponibilizado pelo SUS, sendo que ele envolve diversos métodos para a sua eficácia e dependendo muito da vontade da pessoa de parar com o vício.

O tratamento começa a partir da avaliação física que a pessoa fará, passando por aconselhamentos, terapias em grupo e indo até mesmo para a utilização de remédios que ajudam a parar de fumar.

PUBLICIDADE

Se em seu tratamento houver a orientação de remédios, saiba que existem os seguintes: a reposição de nicotina, pastilhas, gomas de mascar e cloridato de bupropiona, tendo os prós e contras de cada um desses que será orientado pelo profissional da saúde.

Alguns conselhos para parar de fumar

Foque em atividades diferentes

Algo muito comum na vida das pessoas que recém parar de fumar é a vontade excessiva de fumar, normalmente ela dura alguns minutos, então é importante que você encontre uma atividade que sirva de distração, que seja prazerosa e saudável.

Lembre-se de sempre evitar desenvolver outros vícios.

PUBLICIDADE

Quebre a rotina

Querendo ou não, o fumante sempre teve uma rotina que envolve o tabaco, algo que se tornou natural no passar dos anos, por esse motivo é muito importante que a rotina seja quebrada constantemente para evitar comportamentos que levem a necessidade de fumar.

Procure apoio

É importante que você busque apoio na sua família e os avise que você vai parar de fumar, dessa maneira eles te ajudarão a quebrar a rotina e focar em atividades diferentes que farão a diferença durante a desintoxicação.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos fumantes para que eles saibam que existe a possibilidade de parar de fumar realizando o tratamento completamente gratuito pelo SUS. Se você já teve alguma experiência, conte para gente pelos comentários.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE