PUBLICIDADE
in

Precisa fazer a prova de vida do INSS? Faça sem sair de casa!

PUBLICIDADE

A partir do mês de junho, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisarão fazer uma prova de vida, a fim de garantir a continuidade do recebimento de seus benefícios. 

PUBLICIDADE

Beneficiários do INSS que não realizarem esse procedimento correrão o risco de terem seus benefícios bloqueados. Quer saber mais? Continue lendo o nosso texto!

Saiba tudo sobre o novo formato da Prova de Vida do INSS

Prova de Vida

Devido a pandemia da Covid-19, havia sido suspensa, a partir de março de 2020, a obrigatoriedade da realização de prova de vida, entretanto ela será retomada a partir de junho de 2021. 

O procedimento padrão é uma maneira de evitar que o benefício seja pago de maneira indevida e que ocorram fraudes quanto a pessoa que está recebendo.

Ele costuma ser realizado todos os anos, e é obrigatório, para que aposentados e pensionistas do INSS sigam recebendo seu benefício.

Entretanto, a partir de junho deste ano, será possível realizar a prova de vida de maneira digital, evitando assim a exposição dessas pessoas, ao terem que ir até uma agência física.

Confira a seguir em quais casos e como é possível realizar a prova de vida sem precisar sair de casa. 

PUBLICIDADE

Como fazer a prova de vida de forma digital

Infelizmente, não são todas as pessoas que poderão fazer a prova de vida de maneira virtual, essa alternativa ficando restrita a cerca de 5,3 milhões de beneficiários, que possuem biometria cadastrada na carteira de motorista ou título de eleitor. 

Isso ocorre, pois o INSS realiza a prova de vida digital através de biometria facial, utilizando como base, os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Detran). 

Para saber se poderá realizar a prova de vida de forma digital, o beneficiário deverá receber um SMS ou e-mail avisando. 

PUBLICIDADE

Passo a passo para fazer a prova de vida de maneira digital

  1. Faça login no aplicativo Meu INSS, e se a prova de vida digital estiver disponível para você, você verá uma notificação, informando que deverá fazer o download do aplicativo Meu gov.br. 
  2. Clique em “Instale o Meu gov.br” e aguarde o aplicativo ser instalado no seu smartphone. 
  3. Abra o app, toque em “Autorizações”, toque na autorização que está com pendência e por fim, toque em “Autorizar”. 
  4. Aceite a autorização tocando em “Realizar Validação”.
  5. A seguir abrirá uma janela pedindo autorização para que o app tenha acesso a câmera do seu celular, que você deverá autorizar tocando em “Permitir”.
  6. Em seguida, preencha os dados solicitados, para confirmar sua identidade e toque em “Prosseguir”. 
  7. Leia as dicas para validação facial, e toque em “Entendi”.
  8. Nesse momento, o aplicativo abrirá uma tela com instruções, que você deverá seguir à risca, até que o círculo no meio da tela fique verde, confirmando a ação. 
  9. Caso você tenha dificuldade em fazer com a câmera frontal, pode pedir ajuda de alguém, e utilizar a câmera traseira do seu smartphone.
  10. Quando você fizer todas as ações solicitadas, aparecerá na sua tela uma mensagem de que sua validação foi realizada com sucesso, e pronto!

Você também pode se interessar por: INSS 2021: Estas doenças garantem um salário de R$1.100 do INSS mesmo sem contribuição!

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE