PUBLICIDADE
in

Prova de Vida: Descubra as principais informações e o que fazer para desbloquear o cartão!

PUBLICIDADE

Fique por dentro das principais informações sobre a Prova de Vida.

PUBLICIDADE

Os programas sociais do governo são umas das iniciativas mais importantes na atual conjuntura brasileira. Entre eles, milhares de pessoas recebem auxílio para poderem ter condições de viver de forma digna e justa.

No entanto, alguns deles passam por conferências e manutenções recorrentes, um exemplo é o próprio INSS. Um dos métodos tradicionais é a prova de vida. Hoje falaremos um pouco sobre ela e como desbloquear seu cartão caso isso seja exigido.

Prova de vida e o seu retorno a obrigatoriedade

prova de vida

De acordo com determinações governamentais, desde o dia 1 de junho a prova de vida voltou a ser obrigatória, de acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a exigência esteve suspensa desde o ano passado por conta da pandemia do COVID-19.

Como desbloquear o cartão caso perca o prazo?

É importante entender que com a volta dessa solicitação, alguns clientes podem ter seu benefício congelado. Caso isso aconteça, não precisa se desesperar, existem formas de reverter esse quadro. As mais comuns são os caixas eletrônicos do banco correspondente ou efetuar uma ligação para o número 135.

O INSS enfatiza que os seus canais oficiais não abrangem o Whatsapp e por isso, orienta que o beneficiário não caia em golpes de pessoas que se passam por funcionários da instituição. Para realizar a prova de vida, o beneficiário pode usar os métodos citados anteriormente para desbloqueio.

Calendário de prova de vida do INSS

Para saber quando você deve realizar essa comprovação, o INSS disponibiliza um pequeno calendário feito baseado no mês de vencimento da prova de vida que deveria ter sido feita em 2020. Confira abaixo as datas:

PUBLICIDADE

Começando pelos meses de março e abril, o calendário segue sua ordem. Por exemplo, quem deveria realizar a comprovação em março ou abril de 2020, deverá realizar a comprovação em junho de 2021. A ordem segue de dois em dois meses de 2020, relacionando com o mês de 2021, até chegar em março e abril deste ano e dezembro de 2021.

Importante salientar que quem acabou perdendo as datas, poderá realizar a confirmação em até 6 meses após o cancelamento do benefício, de modo que se esse prazo for extrapolado, o INSS fará o desligamento automático do beneficiário.

Outras informações importantes sobre a prova de vida

Algumas orientações importantes que o usuário deve saber é que o telefone para contato, 135, atende ligações de segunda à sábado, das 7h às 22h. Para acessar o portal oficial do INSS, basta clicar aqui.

PUBLICIDADE

Não fique com dúvidas, acesse o site oficial e confira o calendário e busque não ter o seu benefício cancelado.

Você pode se interessar por: Cancelamento do Bolsa Família: Veja o que fazer e como evitar

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE