PUBLICIDADE
in

SPC e Serasa: Saiba qual a diferença entre esses orgãos

PUBLICIDADE

É muito comum que as pessoas confundam o SPC e a Serasa, pois ambas são instituições de proteção ao crédito e, com isso, acabam achando que essas duas instituições são as mesmas.

PUBLICIDADE

Porém, não é bem assim, existem diferenças entre elas que você deve saber e ficar ligado para não se confundir.

SPC

O SPC é um serviço que foi criado em 1955 com intuito de ter um banco de dados que reúne informações sobre a vida financeira das pessoas e, consequentemente, ser um serviço de proteção ao crédito.

Ele foi criado para ser um banco de dados informativo sobre a saúde financeira das pessoas. Dessa forma, bancos e instituições poderão ter acesso a esses dados e ver se poderão fornecer produtos e serviços com garantia de pagamento.

Acessando esses dados, empresas poderão vender produtos para pessoas que têm o seu nome positivo no SPC. Pois as informações dão conta se a pessoa é uma boa pagadora de contas, se caso essa pessoa não for, poderão se prevenir e não vender certos produtos a prazo para ela.

Como consultar?

Para consultar o sistema do SPC, basta que você baixe o aplicativo do SPC consumidor para o seu dispositivo móvel. Assim, você terá acesso a diversas informações utilizando o CPF da pessoa que você quer consultar.

O app está disponível para Android e IOS gratuitamente, através dele você conseguirá ter todas as informações sobre os dados de pagamentos da pessoa que você está consultando.

PUBLICIDADE

Serasa

A Serasa é uma instituição financeira de proteção ao crédito, que foi criada em 1968, fruto de uma parceria entre a Federação Brasileira das associações de bancos, a Febraban e a Associação de bancos do Estado de São Paulo, a Assobesp.

Sua função é igual a do SPC, a sua diferença é que as informações sobre os dados financeiros das pessoas não são informadas pelo comércio, mas sim de instituições financeiras, como por exemplo: os bancos.

Através dessas informações repassadas pelos bancos e outras instituições financeiras, a pessoa que está no sistema da Serasa consegue identificar se existem dívidas que estão pendentes e ainda não foram pagas e registros sobre ações judiciais e cheques, dessa pessoa.

PUBLICIDADE

Essas informações são disponibilizadas pelas empresas ao serviço da Serasa, o intuito dessa iniciativa é a cooperação de todos para compartilhar informações de créditos de pessoas que queiram crédito ou financiamentos para compra de produtos em geral.

Como acessar?

A maneira de consultar o sistema da Serasa, é através do site da instituição, você deve colocar o CPF da pessoa que você quer consultar e lá estarão todos os dados financeiros dela.

Você pode se interessar por: Fui vítima de golpe do Pix, e agora?

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE