PUBLICIDADE
in

Tratamento de Varizes: Saiba como fazer pelo SUS

Algo responsável por incomodar muitas pessoas são as varizes, o que faz com que muitas pessoas procurem um método de tratamento de varizes, então saiba que é possível realizar pelo SUS.

PUBLICIDADE

Elas atingem principalmente mulheres, a partir do 30 anos, existindo uma tendência para aquelas pessoas que possuem histórico familiar, são sedentárias, possuem pressão alta, são obesas ou passam longos períodos de pé.

Quer saber mais sobre o tratamento de varizes? Não deixe de conferir nosso texto!

Saiba tudo sobre o tratamento de varizes pelo SUS

tratamento de varizes
Saiba mais sobre o tratamento de varizes!

O que é escleroterapia?

Em um primeiro momento é importante que você saiba como é feito o tratamento das varizes, sendo realizado através da escleroterapia, que anda mais é que uma cirurgia com espuma para varizes, sendo um procedimento bem simples, responsável por eliminar os pequenos vasos.

A técnica consiste basicamente em injetar uma substância esclerosante na forma de espuma de maneira direta nas varizes utilizando punções com agulhas. Conforme for sendo aplicada, a espuma destrói o endotélio da veia, assim formando uma trombose química e fechando a veia.

Esse tratamento pode ser utilizado em varizes de até 2mm, sendo necessário outro tipo de tratamento para varizes maiores.

É importante salientar que o procedimento nas varizes só deve ser realizado com uma expressa indicação de um cirurgião cardiovascular, para que dessa maneira sejam evitadas possíveis complicações e efeitos negativos.

PUBLICIDADE

Como é realizado o tratamento das varizes pelo SUS?

Para realizar esse tratamento, não é necessário nem levar anestesia ou ficar internado, podendo ser realizado diretamente em um consultório médico, sendo um especialista chamado Angiologista.

O médico irá localizar com um ultrassom as veias necessárias e então realizará a aplicação do medicamento, fazendo com que a veia seja fechada e redirecionando o sangue para o local adequado.

É comum que o tratamento traga desconforto por conta da ficada da agulha e da entrada do medicamento, porém é completamente suportável.

PUBLICIDADE

Quem tem direito a esse procedimento pelo SUS?

Qualquer pessoa que apresente varizes possuem o direito de realizar esse procedimento, contudo ele não é recomendado para alguns grupos de pessoas como:

  • Pessoas que estão acima do peso;
  • Pessoas com mobilidade reduzida;
  • Pessoas que possuem alergia a polidocanol;
  • Pessoas com risco de trombose venosa;
  • Grávidas e lactantes;
  • Portadores de sopro.

Como solicitar o tratamento de varizes pelo SUS?

O primeiro passo é ir até uma Unidade Básica de Saúde tendo em mãos o seu cartão do SUS e um documento de identificação com foto, então será necessário solicitar que deseja realizar o procedimento.

Então será agendada uma consulta para que um médico realize a avaliação e acaso você seja aprovado, será necessário realizar exames pré operatórios.

Quando os resultados dos exames estiverem ok, você entrará para a fila de espera e deverá aguardar ser chamado.

Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também descubram como fazer o tratamento de varizes pelo SUS, sem ter que desembolsar nenhum centavo. Caso você já tenha tido alguma experiência, compartilhe conosco.

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE