PUBLICIDADE
in ,

Vale a pena pagar o valor mínimo da fatura do cartão? Descubra aqui!

PUBLICIDADE

Você sabia que existe a possibilidade de realizar o pagamento do valor mínimo da fatura do seu cartão de crédito? Ou seja, você não precisa pagar o valor integralmente?

PUBLICIDADE

Os cartões oferecem aos clientes a possibilidade de realizar apenas um pagamento mínimo desse valor, de maneira que, caso você não tenha o valor inteiro a disposição, você não precisa deixar de pagar sua conta e isso evita que você fique com o nome sujo. 

No entanto, o pagamento do valor mínimo da fatura acarretará na cobrança de juros, perante o valor restante, o que pode tornar o valor das compras muito maior do que o valor original. Então, será que compensa pagar apenas o valor mínimo cobrado na fatura? 

Vale a pena fazer o pagar o valor mínimo da fatura do cartão de crédito?

valor mínimo da fatura

O valor mínimo cobrado na fatura do cartão de crédito, diz respeito ao valor mínimo que o cliente precisa pagar, para poder continuar tendo limite para seguir usando seu cartão de crédito. 

No entanto, não é recomendado que você realize apenas o pagamento mínimo da sua fatura, caso você tenha a possibilidade de pagar o total dela, pois isso levará a uma cobrança ainda maior nos próximos meses, com juros que podem ser extremamente altos.

Quando você paga apenas o valor mínimo exigido, o restante da sua dívida terá seu pagamento adiado, mas em algum momento você precisará realizar esse pagamento, e quanto mais tempo levar, quanto maior o número de parcelas, maior será o valor a ser pago. 

Deste modo, você irá adquirir uma dívida, que poderá se tornar uma grande bola de neve, por contar com uma alta taxa de juros.

PUBLICIDADE

Portanto é recomendado que você sempre realize o pagamento do valor integral da sua fatura, mas, caso não seja possível, que você pague o máximo do valor que você conseguir, para que os juros cobrados não sejam aplicados sobre um valor tão alto. 

Quais são os prós e contras de pagar apenas o valor mínimo da fatura?

Como já dissemos anteriormente, não é recomendado que você pague apenas o valor mínimo da fatura do seu cartão, mas pode ser que isso se faça necessário em algum momento.

Prós

Caso você não tenha como pagar o valor total da sua fatura, realizar apenas o pagamento mínimo mostra ao banco que você tem condições de arcar, ao menos, com parte do valor das suas compras, e o seu nome não será enviado aos serviços de proteção ao crédito.

PUBLICIDADE

Contras

Você só paga uma parte do valor, e acaba ficando com uma dívida, que deverá ser paga posteriormente, com acréscimo de juros, o que pode acarretar em um valor muito mais alto do que o que você iria gastar, trazendo ainda mais preocupações para você e colocando em risco sua saúde financeira. 

Você pode se interessar também: Linhas de crédito do Caixa Tem: Conheça esse novo serviço para os beneficiados do Auxílio Emergencial

Lista VIP

Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail

Você foi inscrito com sucesso.

Por favor, verifique se seu e-mail está correto.

PUBLICIDADE