Muitos homens não desejam ter filhos ou já tiveram os seus e não almejam ter mais, alguns deles gostariam de fazer uma vasectomia, contudo não tem dinheiro suficiente para fazer de maneira particular.
Se você tem o desejo de fazer uma vasectomia, saiba que é possível realizá-la através do SUS de maneira 100% gratuita e nesse texto você irá aprender comor.
Saiba tudo sobre a Vasectomia pelo SUS
O que é Vasectomia?
Em um primeiro momento é importante explicar o que é uma vasectomia, ela é um procedimento cirúrgico destinado a pessoas do sexo masculino que é responsável por fazer a esterilização do homem, ou seja, após o procedimento o homem não poderá mais ter filhos.
A cirurgia consiste em cortar o canal que faz o transporte do sêmen até o canal da uretra, sendo um procedimento com 99,86% de eficácia.
Esse procedimento é muito consolidado por ser simples e rápido de realizar, tendo a necessidade de fazer apenas uma anestesia local, levando cerca de 30 minutos para ser realizada.
Saiba que a vasectomia é um procedimento muito mais simples e menos invasivo que a Laqueadura feita por mulheres que não desejam mais ter filhos.
Quem pode fazer esse procedimento?
De acordo com a Lei nº 9.623/96, qualquer homem que tenha mais de 25 anos ou que já tenha tido dois filhos podem realizar esse procedimento, para aqueles homens que são casados é necessário um documento assinado pela esposa que demonstre o consentimento da cirurgia.
Como fazer a Vasectomia pelo SUS?
Essa é uma cirurgia que todos os planos de saúde, por conta de sua simplicidade e baixo custo e ainda sim tem a possibilidade de realizá-la gratuitamente pelo SUS.
Para você conseguir realizar a cirurgia pelo SUS é necessário que você se desloque até uma Unidade Básica de Saúde para realizar o agendamento da consulta, sendo necessário levar o seu Cartão do SUS.
Depois você terá a consulta com o urologista e deverá informar o seu desejo de fazer a vasectomia, sendo importante cumprir os requisitos listados anteriormente de ter mais de 25 anos de idade ou ter 2 filhos.
Então, será necessário preencher todos os requisitos e aguardar 60 dias para realizar a operação, sendo esse tempo necessário para que a família tenha certeza de que é essa a decisão a ser tomada.
Quando o período de 60 dias chegar ao fim, o seu médico solicitará exames pré operatórios para saber como estão as suas condições físicas para a cirurgia.
Caso não exista nenhum tipo de impedimento físico, você entrará para a lista de espera, podendo ser chamado rapidamente ou não, tudo dependendo a demanda que tem por esse procedimento na sua região, além da infraestrutura do município.
Saiba que é muito improvável que a vasectomia falhe, tendo a proporção de 1 mulher que engravida para 1000 mulheres que possuem o marido operado. Além disso, fique atento pois somente após 2 ou 3 meses que o esperma desaparece do sêmen.
Esperamos que esse texto tenha sido útil para você, compartilhe com seus amigos para que eles também saibam que é possível realizar vasectomia pelo SUS. Caso você já tenha tido alguma experiência com o SUS, nos conte pelos comentários.
Inscreva-se para receber nosso conteúdo exclusivo por e-mail